14 de setembro de 2012

Carta aos Senhores Candidatos



Senhores Candidatos à Prefeitura da minha cidade. Mesmo eu escrevendo isso apenas hoje, não me refiro somente a vocês vermelhos, mas com também falo com todos os amarelos, azuis, verdes, brancos e demais cores.
Vocês têm por hábito promoverem caminhadas, passeatas, carreatas e o que mais quer que seja. Algumas destas foram proibidas e, com certeza, tem um motivo muito justo para isso. O que vocês 
veem como propaganda e imagem para horários eleitorais, eu vejo como um evento desnecessário que não amplia seus votos ou mostra a real quantidade de votos já conquistados. O que vocês veem como status de popularidade na minha cidade, para a qual meus impostos são recolhidos, eu vejo como um desperdício de dinheiro. Eu vejo apenas um comércio parado com funcionários nas portas das lojas, temendo invasões. Eu vejo o trânsito, que já é bem precário, se tornar um caos. Eu vejo filas de ônibus se formando. Eu vejo trabalhadores cansados tendo sua volta para casa e seu tão merecido descanso atrasados. O que você vê como "onda da minha cor", eu vejo como lixo da cor que passou. Sim, pois seja Vermelho, Amarelo, Verde, Azul, Branco ou qualquer cor que seja, o que sua multidão deixa ao passar são inúmeros "santinhos" de candidatos a vereador, uma imensidão de papel picado, bandeiras de plástico, faixas, fitas e tudo o mais vem a entupir as valas, sujar as ruas, enfeiar a cidade e tudo o que de pior você possa imaginar.
Senhores Candidatos. Nosso direito de escolher um de vocês para fazer o melhor por nós não é nenhum carnaval. Não zombe da nossa cara dessa forma. Não se deem ao trabalho de tirarem pessoas que não trabalham e/ou não estudam nesse horário, ou por falta de escola, ou por falta de emprego, de suas casas somente para atrapalhar quem trabalha e estuda ou simplesmente passeia pelo centro da cidade buscando um pouco de paz. Pelo contrário, se deem ao trabalho de colocá-los em trabalhos e em escolas de dignidade, onde eles aprendam que não é preciso nada disso para eleger um bom governante.

4 de setembro de 2012

Te admiro



Admiro seus pés quando você se senta com eles descalços na minha frente. São carnudos, bonitos. Admiro seu olhar infantil e inocente numa cara safada. É um contraste lindo!
Admiro seu sorriso e suas lágrimas. Admiro sua voz e seu jeito engraçado de falar.
Não me apaixono só pelo simples motivo de estar seco e não me apaixonar assim tão facilmente. É que em outras aulas a vida me ensinou que essa de se apaixonar não é legal. Por isso fico aqui, te admirando. Sem amor, sem desejos intensos. Só admiração. Meio que eu me vejo em você. Em seus casos . Em sua história. Igualzinho. As vezes me pego rindo quando formo seu rosto na minha frente. Feito um babaca qualquer, do nada começo a rir sozinho no ônibus. Sou apenas eu te admirando quando você está longe.