7 de novembro de 2010

Causou o maior tititi?




Quando surgiu o Tititi de que uma novela que trata de moda estava para voltar, os fashionistas de plantão logo ficaram todos ouriçados a espera de finalmente algo para fazer subir os termômetros da moda brasileira. As primeiras semanas da novela, não sei se pela minha pouca experiência no assunto, não sei se pela euforia da novidade, pareciam dispostas a pagar as promessas que as campanhas com croquis, modelos e muitos flashs faziam, mas...
O que vemos em Tititi, em relação a moda, não passa de água morna. Vemos uma revista de moda com editoriais sem sal (o que falar do editorial especial da edição 300 feito no Rio de Janeiro?), dois “estilistas” totalmente desatualizados e personagens com figurinos normais(inhos) demais. A própria editora da revista Moda Brasil, Suzana Martins, erra um pouco, talvez pelo medo de errar; não somente no figurino, mas em suas atitudes que devem muito para uma editora de moda. Stela Sanches, que parecia ser um monstro sagrado da moda,  que no começo da novela prometia apresentar críticas ferrinhas à moda brasileira, que segundo ela mesma, está “tão morna” acabou por perder esse poder todo ao longo da trama, tornando-se apenas mais uma personagem comum da trama. Além de uma agência de modelos que está mais para agência de publicidade.
Quanto à grande revelação da novela, o que vemos é uma moda desatualizada, mas que causa uma grande euforia apenas nos personagens da novela, já que não vemos nenhum grande diferencial nos traços de Victor Valentin. Devo confessar que o primeiro vestido assinado por este, o magnífico vermelho apresentado ao mundo pela desastrada Desireé merece todo o destaque que teve, mas os demais modelos podem ir parar em lojas de aluguel de roupas para formatura sem maiores constrangimentos.
Salvemos a magnífica Mabi (lê-se Mabí). Com seu personagem fake  criador de um blog, a Beatrice M, é a única que cumpre toda a carga da novela. Sem medo de falar, até mesmo por se esconder atrás de um computador, a Beatrice M ganhou vida real fora da novela e tem um blog de verdade. Tá. Isso poderia ter sido feito com colaboração de fashionistas do mundo aqui de fora para dar mais veracidade ainda, mas ainda assim, a personagem da garota de 12 ou 13 anos, ousa em suas peças, faz customizações que beiram a perfeição e entende de fato da moda atual. Também podemos falar de sua irmã, a Val, que com um visual rebelde e roqueiro, ela mostra todo o seu estilo e atitude.
Quanto à moda masculina, essa já não era de se esperar muito, já que estamos falando de moda masculina no Brasil em uma novela de TV aberta na mesma frase. Mas posso dizer que o figurino de Julinho, personagem gay não podia deixar de ser da trama tem umas peças que chamam bastante atenção, com suas golas que fogem do que todo mundo usa nas ruas. Seu namorado, que também mostrava um estilo muito legal, faleceu nos primeiros capítulos. Seria uma boa promessa. Talvez mais uma promessa não paga.

Para resumir, não que a novela se vista mal, mas faltou muito para cumprir o que prometeu, talvez por ser a primeira dos últimos anos a tratar do assunto de fato, mas falta muito para marcar o nome na história da moda, para lançar tendências de verdade, que não sejam um brinco de zíper como foi uma novela das 6. Um cabelo aqui, outro lá... Mas isso toda novela já faz. O que faltou foi o Tititi de fato.

Um comentário:

  1. eu também esperava mais, não causou muito tititi mesmo.De fato, os homens mais estilosos da novelas são gays, vai entender

    ResponderExcluir

Agora comenta!