30 de março de 2011

Sobre Homofobia


O que tem tramitado no senado é a nova lei sobre a homofobia, que caracteriza o preconceito e agressão contra homossexuais. Porém isso tem gerado certa polêmica no mundo aqui fora, também. 
O que eu posso perceber, é que isso acabou sendo levado para o outro extremo, e o que parecia uma defesa contra o preconceito para homossexuais, está prestes a se tornar um ataque a favor do preconceito contra heterossexuais. Oras...
Creio que mais importante que qualquer lei sobre homofobia, é mais importante um bom senso de  cada um sobre o que é respeito. Se não for dessa maneira, viveremos em eterna repressão, só que agora com outros ditadores. Nem tudo que envolva homossexualidade é ofensa. Todos temos nossos direitos de nos expressar. Todos temos os direitos de não desejar que nossos filhos sejam homossexuais. Todos nós temos direito de não gostar de determinadas pessoas, hetero, gay, bi, seja o que for. O que eu não posso é ofender nem desrespeitar ninguém.
Mas como eu já disse antes, as leis estão tomando rumos tão extremos quanto os da homofobia. Se continuar assim, em alguns anos, será criada uma lei contra a "heterofobia". Hoje eu soube que de acordo com a nova lei que está tramitando, será possível um casal gay ficar a vontade, se beijar loucamente em um restaurante e ninguém poderá falar nada. 
Certo.
Mas o que vale ai é o respeito. Ora. Se um casal hétero fazendo isso, é ridículo e ofensivo, será ridículo e ofensivo também para um casal gay. Independente de qualquer lei. Essa lei vai é aumentar o preconceito. Olha... Existem casais gay que se respeitam e não precisam estarem se agarrando em todos os lugares para serem felizes. Estes, na maioria das vezes, nunca se sentiram ofendidos por isso. O que vai acontecer com essa lei, é que os mais extremistas, não saberão respeitar o ambiente, e achando que estão numa onda de "tudo é permitido" serão alvo das atenções e farão todos olharem e comentarem por baixo dos panos que é uma falta de respeito tal comportamento. E é.
Imagine chegar com sua família (papai, mamãe, vovó e filhinhos) em um restaurante e na mesa ao lado ter um casal se esfregando, se beijando calorosamente. É constrangedor? Claro que é. 
Se o casal que estiver se esfregando for um homem e uma mulher, e eu chamar um funcionário do restaurante para informar que estou me sentindo constrangido, eu apenas estou contrangido.
Se o casal que estiver se esfregando for formado por dois homens, e eu chamar o garçom e informar que estou me sentindo constrangido, ai estarei sendo homofóbico.
Percebem a diferença que isso tudo vai causar? Só inverteremos os papéis.
Mais do que leis, é preciso criar uma educação que venha desde criança. Afinal ninguém nasce com preconceito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora comenta!