15 de março de 2011

Sobre Victor Valentin e o gosto pelas marcas


Hoje o grande segredo para os personagens da atual novela das 7 da Rede Globo de Televisão, a já citada neste blog, "Tititi", foi revelado no mundo virtual da São Paulo onde só existem dois estilistas: Victor Valentin, o grande estilista espanhol foi revelado ao mundo como um relis morador das zonas menos privilegiadas da capital paulista.
Mas o que venho falar para vocês, caros leitores, não se trata de uma revelação da novela, mas sim de algo que me chamou atenção e me instigou a voltar a bater meus dedinhos para vocês. O que venho comentar aqui é a cena onde a alta sociedade paulistana que só podem comprar de dois estilistas apareceu revoltadíssimaao descobrir que pagava caríssimo por vestidos feitos por um paulista pobre e sem reconhecimento. Daí pergunto a vocês?
O que elas compravam? Um nome ou um vestido lindo e de boa qualidade, com caimento perfeito e tecidos nobres? Sim, por que independente de feitos por um espanhol ou por um brasileiro eram vestidos lindos somente para a novela, na maioria das vezes que elas compravam.
O pior é que acontece isso na maioria das vezes aqui fora. Quem nunca pensou em comprar um casaco ridículo só por que tem um rinoceronte gigante na frente? Quem nunca pagou com os olhos da cara pra ser um outdoor ambulante de uma marca ou de outra? Afinal, como já declarou a blogueira imaginária da própria novela em seu blog "Mas o que faz uma pessoa valorizar a si mesma tão pouco, a ponto de acreditar que precisa de uma griffe pra ser alvo de interesse?"
Eu confesso a vocês que gosto de pagar um pouco mais por uma ou duas peças de roupas, mas não faço por marcas, procuro bom gosto e qualidade, o que nem sempre encontro nos camelôs da minha cidade ou na feira de Santa Cruz, Pe. Mas nada que me faça sempre comprar em shoppings, nada que me impeça de comprar uma camisa listrada por menos de R$10,00 numa loja popular, ou de aproveitar uma camiseta linda por menos de R$15,00 em um supermercado. 
Afinal, não somos nomes, não consumimos nomes, somos humanos que consomem tecidos, perfumes e tudo o que mais for necessário, sabendo que estes foram feitos, desenhados e criados por humanos. Se alguns foram desenhados por nomes, são bem feitos e de bom gosto, vale a pena pagar mais por isso. Mas coloque mais do que o nome na sacola com a qual você desfila nos corredores do shopping antes de voltar pra casa; coloque o trabalho interminável dos humanos que costuraram esta roupa. Se possível coloque até o sorriso obrigado da pessoa que passou oito horas de pé esperando o seu cartão de credito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora comenta!